Além de comodidades e segurança, o maior trunfo dos edifícios inteligentes hoje é a economia que proporcionam em custos diretos e indiretos. O principal deles? Energia. E neste aspecto as tecnologias de automação – mais recentemente a IoT (Internet das Coisas) – premiaram os sistemas aplicados em edificações residenciais, comerciais e corporativas com soluções verdadeiramente sustentáveis.
Quando se fala em acionamento, a ideia é a de que é um produto bastante padrão, com poucas diferenças. Em geral, a distinção fica por conta do tempo de resposta, da confiabilidade, do fato de se comunicar com o fieldbus principal no modo nativo e, finalmente, do software que pode ser adaptado às aplicações fornecidas. Conheça, a seguir, o que os principais fabricantes de acionamentos oferecem para se singularizar no mercado.
O 8º Fórum Mundial da Água – organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água (World Water Council) – acontecerá de 18 e 23 de março, em Brasília, e será realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul. São esperadas 45 mil pessoas para discutir o uso racional e sustentável desse recurso, o bem mais precioso do planeta.