Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com

SOLUÇÃO PROFINET PERMITE INTEGRAÇÃO ENTRE BOMBAS DA WATSON-MARLOW E BIORREATORES DESCARTÁVEIS

Tecnologia não requer hardware adicional, reduzindo custos e riscos de rede.

  www.wmfts.com
SOLUÇÃO PROFINET PERMITE INTEGRAÇÃO ENTRE BOMBAS DA WATSON-MARLOW E BIORREATORES DESCARTÁVEIS

A Kuhner, sediada na Suíça e líder em inovação em biorreatores, utiliza três bombas da Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS) em seu biorreator orbital de 2.500 L para controle preciso de fluxo, confiabilidade, eficiência e compatibilidade com os sistemas avançados de automação do biorreator. Uma interface PROFINET permitiu a integração perfeita das bombas Watson-Marlow 630PnN/R e 730PnN/R ao ambiente Siemens do biorreator de agitação orbital SB2500-Z da Adolf Kühner AG.

A integração fluida com sistemas avançados de automação permite monitoramento em tempo real e otimização orientada por dados, assegurando resultados de alta qualidade consistentes e apoiando a produção em escala.

Cada bomba posicionada estrategicamente garante o fornecimento de nutrientes e a remoção do caldo de cultura para manter o ambiente ideal de crescimento celular. O controle preciso das taxas de transbordo pelas bombas permite condições consistentes e reproduzíveis de bioprocessamento, essenciais para alcançar alta qualidade e escalabilidade na produção.

Conectividade
A conectividade PROFINET com a tecnologia de bombas peristálticas Watson-Marlow, de fácil uso, trouxe vantagens significativas ao biorreator orbital de 2.500 L da Kuhner, oferecendo mais funcionalidades do que o controle digital tradicional.

Julian Müller, engenheiro de automação de produtos e produção em série da Kuhner, afirma: “Com o PROFINET, a comunicação com as bombas é independente de hardware adicional, o que reduz custos e fontes de erro/riscos de falha. A interface permite a integração das bombas ao ambiente Siemens de forma perfeita. As bombas podem ser integradas como participantes plenos na topologia PROFINET sem a necessidade de componentes adicionais como cartões de comunicação ou gateways. Isso economiza esforços com hardware e cabeamento, e também traz mais transparência à arquitetura de software”.

Duas bombas Watson-Marlow 630PnN/R estão integradas ao SB2500-Z por sua facilidade de uso na adição de ácido, base e alimentação dentro do biorreator (de 0,010 L/min a 2.400 L/min). A bomba 730PnN/R, com maiores vazões (de 1.000 L/min a 33.330 L/min), é usada para o enchimento de meios e inoculação que exigem maior volume. A combinação dos dois modelos de bombas proporciona à Kuhner flexibilidade para gerenciar diferentes aspectos do bioprocesso com precisão e eficiência.

O engenheiro acrescenta: “No geral, a integração das bombas Watson-Marlow no biorreator SB2500-Z melhora o desempenho do biorreator, apoia os sistemas de automação e produção inteligente, e garante bioprocessamento escalável e de alta qualidade”.

Por conta de sua flexibilidade e facilidade de uso, as bombas podem ser facilmente integradas ao design e à funcionalidade do biorreator, razão pela qual a Kuhner utiliza essas bombas na sua família de biorreatores orbitais desde o laboratório (SB10-X), escala piloto (SB200-X) até escala de produção (SB2500-Z) desde 2011.

As bombas Watson-Marlow com PROFINET reduzem os custos operacionais e melhoram o desempenho do processo graças a:

  • Software de fácil uso
  • Protocolos não proprietários
  • Integração simples, que minimiza os custos de engenharia, instalação e comissionamento
  • Interface comum para todos os tamanhos de bomba

Rolf Bächli, engenheiro de vendas OEM da WMFTS, afirma: “No início de 2020, as primeiras bombas PROFIBUS 630 e 730 foram encomendadas. No entanto, a comunicação entre o PROFIBUS e o PLC PROFINET da Kuhner exigia uma interface. No início de 2022, oferecemos à Kuhner as primeiras bombas de teste PROFINET 630 e 730”. O engenheiro explica que essa foi uma solução perfeita para reduzir os esforços de instalação e configuração. A Kuhner foi o primeiro cliente a encomendar bombas PROFINET IP 66 dos modelos 630 e 730.

Bioprocessamento confiável
O SB2500-Z está sendo utilizado para cultivar células humanas, mamíferas (para anticorpos, vacinas), células-tronco (para carne processada), vegetais (para anticorpos, suplementos alimentares) e células de insetos em bolsas de uso único.

A Mabion S.A., empresa biofarmacêutica e fabricante contratual sediada na Polônia, instalou dois biorreatores orbitais SB2500-Z da Kuhner para produzir biossimilares, vacinas e outros medicamentos sob Boas Práticas de Fabricação (GMP). Os biorreatores da Kuhner também foram usados para produzir as primeiras vacinas contra a covid-19 à base de proteína, desenvolvidas pela empresa norte-americana de biotecnologia Novavax, Inc.

Nicolas Schlosser, gerente de produto de biorreatores orbitais da Kuhner, afirma: “Os clientes apreciam a grande capacidade de 2.500 L, que permite produção escalável de biofármacos e outros biológicos. Essa escalabilidade é particularmente benéfica para quem está em transição da pesquisa e desenvolvimento para a produção em larga escala”.

Schlosser explica ainda que o controle preciso proporcionado pelas bombas Watson-Marlow integradas assegura condições de bioprocessamento consistentes e confiáveis, e que os clientes relatam alta reprodutibilidade dos resultados, essencial para manter a qualidade do produto e cumprir as normas regulatórias.

“A compatibilidade do SB2500-Z com sistemas avançados de automação permite o monitoramento e controle em tempo real dos bioprocessos. Os clientes valorizam a capacidade de fazer ajustes imediatos com base em dados em tempo real, aumentando a eficiência e reduzindo o risco de erro humano. Usuários destacam o design amigável do biorreator, que simplifica a operação e a manutenção”, afirma o gerente de produtos. A interface intuitiva e os procedimentos de manutenção simples minimizam o tempo de inatividade e permitem operação contínua.

“O design do biorreator orbital de 2.500 L, com seu movimento orbital e aeração superficial, minimiza o estresse de cisalhamento e evita a formação de bolhas. Como resultado, não há necessidade de agentes antiespumantes, o que simplifica ainda mais o bioprocessamento e melhora a qualidade do produto”, finaliza Schlosser.

As bombas Watson-Marlow 530, 630 e 730 com conectividade Ethernet I/P e PROFINET são totalmente compatíveis com sistemas avançados de controle distribuído e marcas líderes de PLC, incluindo Rockwell Automation, Emerson (Delta-V), Siemens e Beckhoff. As bombas também suportam uma ampla variedade de tecnologias de sensores, como as da Krohne.

www.wmfts.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP